Dados Económicos Moçambicanos

portodabeira01-g

Moçambique é tido como um Mercado respeitoso no panorama africano, as suas políticas fizeram com que a economia apresentasse aos mercados valores muito positivos, que transmitiam progresso numa economia que está a crescer.

Possuindo mais de 2500 km de costa, a exploração dos recursos naturais tem sido constante e é por esta aposta que o PIB moçambicano tem continuado a crescer cerca de 7% ao ano. O país tem reservas de gás natural, carvão e minerais como outro, perdas preciosas, titânio entre outras. Atualmente, o principal motor para o crescimento do PIB é a indústria do alumínio, porém as exportações dos produtos diminuiriam estes últimos anos devido à pouca procura por parte dos mercados.

Devido às excelentes condições agrícolas, esta produção representa cerca de 26,9% do PIB total moçambicano em 2010, sendo que este é o setor que mais população emprega, 80%. Porém não se pode descurar os vastos recursos em termos de carvão e gás natural, colocando o país entre os maiores fornecedores do mundo no que diz respeito a esta matéria.

Também Moçambique está sob ajuda do Fundo Monetário Internacional, que tem dado os alicerces necessários ao Governo para perceber qual a estratégia e abordagem de mercado que o país deveria adotar.

Com os bons resultados obtidos nos anos anteriores, Moçambique mostra estabilidade, não se antecipando alterações ao padrão de evolução da economia, e por isso o crescimento continuará a apresentar-se bastante favorável ao investimento estrangeiro principalmente nos setores chave.

O défice orçamental do país agravou-se nos últimos anos, atingindo no ano de 2011 5,5% do PIB, tornando-se desta forma um desafio o aumento progressivo das receitas do Estado, não colocando em causa a estabilidade e o nível de vida já tido pela população. Este último ponto é deveras importante, uma vez que para o país se tornar economicamente atraente, é necessário que existam boas condições no que diz respeito a infraestruturas, saneamento, serviços sociais básicos criando desta forma postos de trabalho.

PIB

Empresas independentes consideram que o PIB moçambicano pode mesmo ser mais forte do que o angolano em 2023, uma vez que a potência é mais forte em recursos naturais.

ContactoPretende importar ou exportar para este país?

Peça-me mais informações!