Dados Económicos Espanhóis

Porto Espanha

Encontrando-se entre as mais importantes potencias da União Europeia a Espanha é considerada importante para o desenvolvimento e sustentabilidade de toda a economia comunitária. Por exemplo, a moeda única valorizou em outubro de 2012 mais 0,55%, uma vez que o PIB espanhol contraiu menos do que aquilo que os mercados estavam à espera. Pode-se assim perceber a importância da economia no panorama europeu atual, e como a sua bolsa pode ou não afetar a valorização na moeda única.

Sempre que os juros espanhóis agravam, a bolsa europeia desce, o próprio Governo, já admitiu que o país não consegue suportar os juros tão elevados, fragilizando a economia local mas também global.

A austeridade praticada no país vizinho trouxe consequências muito graves para a população local, fazendo com o país não consiga sair da recessão preocupante, fazendo com que a inflação dos produtos continue a aumentar, e o consumo interno apresente valores negativos constantemente. Entre os anos de 2007 e 2012, os espanhóis reduziram as suas despesas em cerca de 8%, queda que tende a agravar-se uma vez que o IVA subiu de 18 para 21%.

Atualmente, a inflação espanhola é também muito elevada, estando, no final de 2012, situada nos 3,5% em termos anuais. Embora sem intervenção do Fundo Monetário Internacional, a economia espanhola tem reunido esforços para reduzir o défice, porém, tem sido muito difícil apresentar valores positivos aos mercados.

Já no ano de 2013, os juros referentes à divida voltaram a subir fazendo com que a bolsa espanhola, IBEX esteja em queda, sendo que é principalmente o setor bancário que apresenta perdas mais preocupantes.

Mesmo com estes valores, o mercado espanhol continua a ser muito atrativo principalmente para as PMEs portuguesas que querem lançar-se no mercado das exportações, uma vez que o valor do investimento é reduzido comparado com o investimento noutras potencias.

Acredita-se que entre 2013 e 2014, a economia espanhola apresente valores mais satisfatórios, que façam aumentar a competitividade económica do país mas também dos países parceiros, que têm visto o valor das exportações para o país entrarem em queda.

ContactoPretende importar ou exportar para este país?

Peça-me mais informações!