Comércio Internacional Espanhol com Portugal

Porto Espanha

As relações económicas entre Portugal e Espanha continuam muito fortes. Há vários anos que os países apresentam uma parcerias nas trocas comerciais muito devido à sua posição geográfica. Embora os negócios sejam realizados reciprocamente, existe uma tendência clara para a balança comercial entre os países ser tendencialmente deficitária para Portugal.

No ano de 2011, as exportações para Espanha representavam 24,85% do total, face aos 31,59% de importações provenientes do país vizinho. Segundo as estatísticas espanholas, Portugal é o 3.º maior Cliente de produtos e serviços, apresentando uma quota de 8%. Porém, se forem analisados os valores referentes às importações espanholas, Portugal apresenta-se apenas na 8.ª posição de países fornecedores, tendo uma quota de 3,9% em termos globais.

Nesse ano, as exportações para Espanha representaram um valor superior ao registado no período homólogo, assim existiu uma faturação de cerca de 10.527,4 milhões de euros, equivalendo a um incremento de 7,85%. Já as importações de produtos espanhóis subiram 2,22%, ou seja, representaram um valor de 18.203,6 milhões de euros.

Devido à crise económica que se fez sentir por todo o mundo, mas especialmente entre os dois países, foi necessário criar novas estratégias de exportação, fazendo com que os mercados se contraíssem mais, aproveitando para explorar as diferentes valências de países não comunitários.

Segundo dados estatísticos nacionais, no ano de 2010, exisitiam 4122 empresas portuguesas a exportar para o mercado vizinho e cerca de 9070 a importar produtos provenientes do mesmo mercado.

Relativamente aos grupos de produtos mais exportados para o mercado espanhol, verifica-se que os metais comuns, veículos e outros materiais de transporte, os produtos agrícolas, os plásticos e borracha e por último o vestuário representam 50,3% do total de produtos transacionados.

Se por outro lado se se analisar os grupos de produtos de bens e serviços importados ao mercado espanhol, percebe-se que os produtos agrícolas, máquinas e aparelhos, os metais comuns, os combustíveis e ainda veículos e outro material de transporte representaram cerca de 57,1% do total de todas as importações realizadas por Portugal.

Principais Produtos Exportados por Portugal Fonte: AICEP

Principais Produtos Exportados por Portugal
Fonte: AICEP

ContactoPretende importar ou exportar para este país?

Peça-me mais informações!