Comércio Internacional Brasileiro com Portugal

Portos-e-Terminais-Marítimos-do-Brasil-3

Segundo as estatísticas nacionais, em 2011 estavam presentes no mercado brasileiro produtos de 1561 empresas portuguesas. Este valor, embora satisfatório, pode ser mais explorado e aproveitado pelas empresas portuguesas. Neste ano, Portugal apresentava-se na  41.ª posição relativamente ao total de fornecedores globais do Brasil, sendo que estes valores rondavam ao 585,2 milhões de euros. Já o Brasil apresetnava-se no TOP 15 de principais clientes externos no ano de 2012.

Se analisarmos a balança comercial bilateral, percebemos que, embora com resultados muito favoráveis à economia portuguesa, os valores têm-se mostrado menos positivos para Portugal, uma vez que o Brasil consegue, atualmente, exportar para Portugal mais de 1,46 mil milhões de euros no ano de 2011.

Balança Comercial BilateralFonte: AICEP

Balança Comercial Bilateral
Fonte: AICEP

Estes números são bastante satisfatórios em comparação com valores nos períodos antes de 2008, antes da crise financeira mundial. As empresas viram-se obrigadas a reajustar o seu planeamento estratégico e viram no Brasil uma grande oportunidade de crescimento. Hoje em dia, as exportações para o Brasil representam cerca de 1,4% do volume total de exportações realizadas por Portugal. Acredita-se que este valor aumente nos próximos anos, muito devido aos incentivos do governo português em políticas de exportação.

O mercado brasileiro absorve muito bem os produtos portugueses, no ano de 2011, houve três grupos de produtos que se destacaram face aos restantes, correspondendo a 62% do total das vendas para o mercado, fala-se então dos produtos agrícolas, máquinas e aparelhos e ainda os minerais e minérios.

No primeiro semestre de 2012, registou-se novamente um aumento das exportações para o Brasil, existindo produtos com um aumento de 111,6%, como é o caso dos metais comuns.

Relativamente às importações feitas por Portugal, destacam-se os combustíveis minerais, que apresentaram mais de metade do total importado, mas também alguns produtos agrícolas e alimentares, totalizando cerca de 79% das nossas importações do Brasil.

ContactoPretende importar ou exportar para este país?

Peça-me mais informações!