Comércio Internacional Angolano com Portugal

Luanda

Ao longo dos anos, Angola tem assumido uma importância cada vez maior no que diz respeito ao destino das exportações nacionais. O país mantém-se como principal país Cliente de produtos portugueses fora do espaço da União Europeia, representando 5,5% de todas as exportações nacionais realizadas em 2011.

Importância de Angola nos Fluxos Comerciais com Portugal

Importância de Angola nos Fluxos Comerciais com Portugal
Fonte: AICEP

Angola ocupa ainda um lugar de destaque perante os outros PALOP, quer enquanto Cliente como enquanto Fornecedor. Sem dúvida que foi apenas com a realização de algumas medidas por parte dos dois Governos que hoje assistimos a este fenómeno. A redução de impostos e taxas alfandegárias favoreceu o investimento português ao longo destes últimos anos em prol dos outros países africanos.

Evolução da Balança Comercial Bilateral

Evolução da Balança Comercial Bilateral
Fonte: AICEP

Hoje em dia, 21,4% de todas as importações realizadas por Angola são provenientes de Portugal, demonstrando assim a preferência pelos produtos portugueses, dando ao empresários portugueses confiança no investimento no país parceiro. Este valor representa aproximadamente 2,3 mil milhões de euros de faturação, é importante salientar que entre 2007 e 2011, as exportações portuguesas aumentaram cerca de 10,2% por ano, valor que se pode manter caso o investimento português não perca força. Em 2012, as exportações para Angola aumentaram 29,3% nos primeiros quatro meses, comprando com período homólogo de 2011, trazendo desta forma confiança no mercado. Sem dúvida que existem grupos de produtos que mais se destacam neste valor de exportações: os produtos industriais transformados, produtos alimentares, que tem ganho quota de mercado nos últimos anos, metais comuns, produtos agrícolas e por último produtos químicos.

Exportações por Grupos de Produtos

Exportações por Grupos de Produtos
Fonte: AICEP

Se por outro lado analisarmos o país enquanto fornecedor de Portugal, os valores apresentam-se bastante diferentes, uma vez que o mercado português representou somente 2% do total de todas as importações realizadas por Portugal no ano de 2011. Estas importações devem-se sobretudo à venda de petróleo, cujo valor tem aumentado significativamente, assim, as exportações do recurso natural tem aumentado cerca de 82,3% anualmente entre 2007 e 2011.

Importações por Grupos de Produtos

Importações por Grupos de Produtos
Fonte: AICEP

ContactoPretende importar ou exportar para este país?

Peça-me mais informações!