Comércio Internacional Alemão

alemanha

A Alemanha é um dos principais países em termos económicos mundiais e por isso, um parceiro a ter em conta no que diz respeito às trocas comerciais.

No ano de 2012, voltou aos primeiros lugares do ranking de países importadores e exportadores de produtos e serviços, ocupando o 2º lugar em ambas as categorias. Nos anos compreendidos entre 2007 e 2011, as exportações alemãs cresceram em média 7,3% ao ano, valores muito elevados tendo em conta que estamos a averiguar períodos que intercederam com a crise económica mundial. Se por outro lado atendermos às importações, os valores também foram muito satisfatórios, alcançando uma taxa média anual de 8%.

Estes valores ajudam a perceber que, na economia mundial, as exportação são muito mais sensíveis às oscilações económicas mundiais, uma vez que os produtos que exportam, embora de elevada qualidade, não são tido como básicos. Por outro lado, os mercados externos apostam fortemente na entrada de produtos básica na Alemanha, como por exemplo produtos hortícolas, uma vez que a produção destes não é muito significativa.

Balança Comercial Alemã

Balança Comercial Alemã

Embora com uma balança comercial negativa estes valores não são preocupantes, pois a economia está muito bem estruturada e coesa, superando estes valores. Na verdade, as exportações contribuíram, no ano de 2010, para 39,6% do total do PIB.

Embora ainda seja o mercado principal da economia alemã, a UE abrandou fortemente o seu consumo e por isso, os valores decrescentes das exportações. Destacam-se neste mercado a Holanda, França, China, Bélgica e Itália como principais fornecedores. Já a França, EUA, Holanda, Reino Unido, Itália e China, estão na lista de principais clientes de produtos alemães. É possível verificar que o país tem gozado da sua posição geográfica para o estabelecimento de trocas comerciais com outros países, tendo desta forma os custos mais reduzidos. Ou seja, cerca de 39% das suas exportações foram realizadas para países vizinhos, e 44,6% das importações provenientes de países na mesma qualidade.

Tabela Principais Fornecedores Fonte. AICEP

Tabela Principais Fornecedores
Fonte. AICEP

Tabela Principais Clientes Fonte: AICEP

Tabela Principais Clientes
Fonte: AICEP

Relativamente aos produtos transacionados pela Alemanha, destacam-se as seguintes caraterísticas: elevado grau tecnológico, trazendo maior valor acrescentado ao produto; as máquinas, aparelhos, instrumentos mecânicos, veículos e materiais de transporte estão ainda no top de produtos exportados. A necessidade de mostrar produtos novos e inovadores ao mercado, é o que mantém o país muito competitivo em termos globais, 25% das patentes registadas no ano de 2010, eram provenientes do país.

Sem dúvida que é realmente na indústria automóvel a Alemanha se distancia dos seus concorrentes, a sua fama mundial é elevada e a qualidade dos produtos superam todas as expectativas. Outro dos produtos de destaque, é a indústria química alemã, apresentando-se como líder europeia neste segmento. É através dos grandes progressos científicos e na qualidade dos produtos, pontos nunca descurados pela economia alemã, que toda a produção se tem desenvolvido, colocando assim uma aura em volta de qualquer produto produzido pelo país.

ContactoPretende importar ou exportar para este país?

Peça-me mais informações!