Alemanha afasta-se das exportações made in Portugal

Mai 12, 2013 9 Comentários por
Alemanha, Destaques, Europa, Exportação, Portugal

“A Alemanha, o país que mais tem defendido o emagrecimento da economia doméstica portuguesa em prol de uma maior aposta na competitividade e nas exportações, está a prejudicar as vendas nacionais ao exterior. A Alemanha, o segundo melhor cliente dos exportadores portugueses (fica com 13% do total), está a comprar menos produtos “made in Portugal”.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), as exportações de mercadorias estão a ressentir da crise europeia e de uma forte contenção nos gastos em países da União Europeia, mesmo dos que estão em melhor forma, caso da Alemanha, Finlândia ou Suécia.

Este mesmo problema foi ontem assinalado pelo ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira. “Quando Portugal exporta cerca de 75% dos seus produtos – bens e serviços – para a Europa, quando a Europa está em recessão, ou abranda, isto tem um impacto muito grande sobre as nossas exportações”, disse, citado pela Lusa.

As expedições para o mercado alemão caíram 7,1% no primeiro trimestre deste ano face a igual período de 2012; França, o terceiro maior mercado de Portugal, comprou menos 6,3%; Finlândia menos 6%; Suécia adquiriu menos 27% e no Reino Unido desceu 3,6%, só para citar os casos mais relevantes.

Assim, as vendas totais (para a Europa e fora dela) acabaram por estagnar no primeiro trimestre deste ano (a variação homóloga foi de apenas 0,3%), o pior registo desde final de 2009, ainda a crise da República não tinha começado. As vendas para a União Europeia começaram a cair (-1,4%), algo que não sucedia há mais de três anos.

Em todo o caso esta degradação das procura externa europeia está a ser compensada pelos mercados fora da UE, tendo as empresas portuguesas conseguido reforçar a faturação em 4,7% no período de janeiro a março face ao período homólogo. Os contributos mais positivos vieram de países como Argélia (mais 133%), Angola (7,5%), Brasil (23,7%), Marrocos (19,7%) e Zâmbia (1336%).

Contudo, a quebra no comércio europeu é uma séria ameaça à retoma da economia, já que representa mais de 71% das vendas totais.

O Governo prevê que as exportações totais (bens e serviços) aumentem 0,8% este ano, ajudando pouco a economia, que assim deve acusar uma recessão de 2,3% ou pior.

Segundo o INE, no primeiro trimestre de 2013, o maior aumento nas exportações aconteceu nos combustíveis (+23,9%), enquanto no material de transporte (carros) houve um decréscimo (-15,9%) face ao período homólogo.

As importações diminuíram 7,2%, “tendo-se verificado uma redução do défice da balança comercial no montante de 1074,8 milhões de euros”. O INE salienta “as diminuições registadas no material de transporte e acessórios (-14,2%), nos combustíveis e lubrificantes (-12,7%) e nos bens de consumo (-8,3%), enquanto apenas na categoria dos produtos alimentares e bebidas se registou um aumento (+4,4%)”.” Dinheiro Vivo

Fonte: Dinheiro Vivo – “Alemanha afasta-se das exportações made in Portugal” - 11-05-2013
Por: Luís Reis Ribeiro

9 Comentários a “Alemanha afasta-se das exportações made in Portugal”

  1. car locksmith says:

    … [Trackback]

    [...] Read More here: vencerbarreiras.com/exportacao/alemanha-afasta-se-das-exportacoes-made-in-portugal/ [...]

  2. Anónimo says:

    … [Trackback]

    [...] There you will find 93649 more Infos: vencerbarreiras.com/exportacao/alemanha-afasta-se-das-exportacoes-made-in-portugal/ [...]

  3. elo boosting says:

    … [Trackback]

    [...] Read More: vencerbarreiras.com/exportacao/alemanha-afasta-se-das-exportacoes-made-in-portugal/ [...]

  4. poplar table says:

    Woman of Alien

    Great perform you have accomplished, this web site is basically cool with wonderful info. Time is God’s means of holding all the things from happening simultaneously.

  5. elo boosting says:

    … [Trackback]

    [...] Read More here: vencerbarreiras.com/exportacao/alemanha-afasta-se-das-exportacoes-made-in-portugal/ [...]

  6. cialis online pharmacy says:

    The Absent Game

    Amongst me and my husband we have owned far more MP3 gamers through the years than I can count, including Sansas, iRivers, iPods (basic & touch), the Ibiza Rhapsody, etc. But, the last few years I’ve settled down to one line of gamers.

  7. http://virtualsask.com/reviews/ says:

    … [Trackback]

    [...] Informations on that Topic: vencerbarreiras.com/exportacao/alemanha-afasta-se-das-exportacoes-made-in-portugal/ [...]

  8. For Sale says:

    … [Trackback]

    [...] Find More Informations here: vencerbarreiras.com/exportacao/alemanha-afasta-se-das-exportacoes-made-in-portugal/ [...]

  9. http://www.friv-club.org says:

    … [Trackback]

    [...] Read More: vencerbarreiras.com/exportacao/alemanha-afasta-se-das-exportacoes-made-in-portugal/ [...]

Deixar um Comentário

Tem de efetuar o login para inserir um comentário.